<font color=0094E0>Promover a ciência e a cultura</font>

João Ferreira, segundo candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, esteve reunido, no dia 8, com a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC). No encontro, a delegação da associação apresentou os principais problemas com que se deparam os bolseiros, nomeadamente a não actualização, e consequente desvalorização, dos valores das bolsas ou o atraso na revisão do estatuto do bolseiro, há muito prometida pelo Governo. A ABIC denunciou ainda a persistência de situações de utilização abusiva das bolsas – que deveriam, muitas delas, há muito ter dado lugar a contratos de trabalho.
A delegação da CDU informou, em seguida, a associação da intervenção dos seus deputados na Assembleia da República e no Parlamento Europeu: propondo a actualização do valor das bolsas e a criação de um novo «Estatuto do Pessoal de Investigação em Formação», bem como medidas para a dinamização do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Referiu-se ainda às perguntas efectuadas à Comissão Europeia sobre a implementação da «Carta Europeia do Investigador».
Na passada segunda-feira, João Ferreira contactou com os trabalhadores da Controlinveste, onde cerca de 120 enfrentam um despedimento colectivo. Sobre todos os outros paira a ameaça de futuros despedimentos.
À tarde, o candidato integrou a delegação que esteve reunida com a Plataforma pelo Património Cultural (PP-Cult), que se fez representar pelos professores Luís Raposo e Hélder Ferreira. Os temas abordados relacionavam-se com a difícil situação que atravessa o património cultural português, com a aplicação, por exemplo, do PRACE.
A PP-Cult apresentou também a sua preocupação com o caminho apontado pelo Governo com a Proposta de Lei dos bens de domínio público, onde se procura criar a ideia de que, se o património não puder ser rentabilizado economicamente, a sua conservação e valorização não são viáveis.


Mais artigos de: Em Foco

Muitas razões para marchar

Falta pouco mais de uma semana para a Marcha «Protesto, Confiança e Luta – Nova política para uma vida melhor!», que a CDU promove no dia 23 de Maio, em Lisboa. As razões que presidiram à sua convocação, não só se mantêm, como estão cada dia mais válidas.

<font color=0094E0>Mobilizar vontades</font>

Em Guimarães e no Seixal, Jerónimo de Sousa apelou aos apoiantes da coligação para que trabalhem com convicção para mobilizar vontades e libertar energias por uma CDU mais forte que «irredie na sua mensagem, nas suas propostas, no seu projecto, a esperança numa vida melhor».

<font color=0094E0>É possível um futuro melhor</font>

Sala cheia numa cervejaria de Matosinhos para acolher, no passado sábado, um almoço da CDU que contou com a presença de muitos militantes e amigos do PCP, activistas da CDU, que fizeram questão de marcar presença. Foram mais de centena e meia de participantes numa iniciativa onde intervieram Jerónimo de Sousa,...

<font color=0094E0>Comício em Massamá</font>

Pedro Guerreiro, deputado comunista no Parlamento Europeu, esteve no dia 8 em Massamá, Sintra, a participar num comício, onde defendeu a necessidade de construir uma «Europa dos povos, dos trabalhadores e das populações» em detrimento da Europa do directório das grandes potências e do capital.O candidato da CDU chamou...

<font color=0094E0>Efectivar a igualdade</font>

No final da tarde de segunda-feira, no Seixal, a CDU promoveu um encontro sobre os direitos das mulheres. Presentes estiveram Ilda Figueiredo, candidata ao Parlamento Europeu, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, Heloísa Apolónia, dirigente do Partido Ecologista Os Verdes, e Dulce Rebelo, da Intervenção...